Deputada Zilá participa da abertura da exposição fotográfica sobre Outubro Rosa e Novembro Azul

7 meses atrás
54 Views

 

 

O Parlamento gaúcho inaugurou, no início da tarde desta segunda-feira (25), a exposição de fotografia Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação é uma iniciativa conjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher e Associação de Apoio a Pessoas com Câncer e tem como objetivo incentivar a prevenção.

Além de fotografias de homens e mulheres que superaram o câncer, a mostra traz painéis com mensagens de incentivo ao autocuidado e apelo à realização dos exames preventivos. Cartilhas e folders alertando sobre a incidência da doença, fatores de risco, sintomas, mudança de estilo de vida e escolhas saudáveis estão à disposição dos visitantes da exposição, que ficará aberta até dia 5 de novembro no Espaço Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Zilá Breitenbach, frisou que o papel do Parlamento é o de divulgar informações que colaborem para que a sociedade adote uma conduta preventiva em relação à doença. Além disso, a deputada considera fundamental que a instituição esteja sempre atenta para saber se o número de exames disponíveis é suficiente para atender a demanda e se a população está tendo dificuldades de acesso a tratamentos efetivos para a doença.

 

A procuradora da Mulher e presidente da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher, deputada Franciane Bayer (PSB), afirmou que o propósito do evento é chamar a atenção de todos os que ingressam na Assembleia sobre a importância de “prevenir doenças que têm altos índices de cura, desde que diagnosticadas e tratadas precocemente”. Ela alertou que a pandemia pode ter agravado o cenário no Rio Grande do Sul e no Brasil, na medida em que muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde para fazer seus exames de rotina com medo de se infectarem com o novo coronavírus.

Entre os materiais disponíveis para a população na exposição, está a Cartilha Câncer de Mama – Cuidados, Prevenção e Direitos Sociais, elaborado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, assim como um material de bolso elaborado pelo gabinete da deputada Zilá que contém informações sobre sintomas da doença, fatores de risco, estatísticas, formas de tratamento, leis que protegem os doentes e formas de exigir a concessão de benefícios e direitos.

Também participaram da abertura da exposição a deputada Fran Somensi (Republicanos), o deputado Edegar Pretto (PT) e o presidente da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Conrado Galo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *