Trabalho de Resultados Concretosnova-foto-zila2

Zilá Breitenbach juntou sua sensibilidade de educadora com a experiência que acumulou quando foi diretora de escola, secretária de educação, de saúde e vice-prefeita do município de Três Passos, para propor um novo modelo de fazer política. Em seus dois mandatos como prefeita, introduziu uma gestão participativa com a comunidade, chamada a construir o plano de desenvolvimento do município.

Desta parceria com o povo, nasceram projetos que fizeram de Zilá a prefeita mais premiada do Brasil, entre 1997 e 2004. Prêmios que reconheceram seus esforços pela retomada do crescimento econômico do município, por meio de visão empreendedora na gestão pública.

Reconhecimento

* Um dos prêmios que mais orgulha Zilá, é o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do SEBRAE em 2003, sendo que o município em 2001 e 2002, foi finalista regional deste mesmo prêmio. A continuidade do programa “Semeando” rendendo bons frutos ao município , garantiu que em 2005 Três Passos ganhasse o Selo de Prefeitura Empreendedora.

*Prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido em 1999 pela Fundação Abrinq para prefeitos com políticas voltadas para a atenção às crianças.

* Também voltado às crianças, em 2003, recebeu o prêmio Programa Viva Criança, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, por ter obtido o segundo menor coeficiente de mortalidade infantil, melhor índice de acompanhamento pré-natal e pós-parto, no RS.

* Em 2007, Zilá Breitenbach recebeu o Troféu Ana Terra, que premia mulheres que se destacaram na administração pública ou privada, em programas sociais e na promoção da cidadania na área social, em seu município, ou região.

Na Assembleia Legislativa

Em 2007, Zilá chega ao parlamento gaúcho pelo PSDB pela primeira vez com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento econômico da sua região e do Estado. Reeleita em 2010 para o segundo mandato, Zilá segue com as mesmas prioridades e metas para o povo gaúcho, principalmente em sua região.

Leis e Projetos de Lei que defendem os interesses dos cidadãos:

PROJETOS DE LEI
#FichaLimpaRS – PLC 249/2012 Ficha Limpa RS para cargos públicos, buscando mais ética e transparência na gestão pública.

#MaisEducaçãoMenosViolência – PL 146/2014 que visa combater e prevenir a violência contra profissionais de ensino;

#ProteçãoECombateAViolência – PL178/2014 que cria uma ouvidoria eletrônica para atender crianças e adolescente em situação de risco.

JÁ É LEI

Lei 14.032/2012, criou a primeira Microrregião do Rio Grande do Sul. A Microrregião Celeiro, composta por 21 municípios e facilita a adoção de providencias conjuntas pelos municípios frente a União e Estados.

Lei 13.972/2012, exige transparência na prestação de contas por parte das ONGs que receberem recursos públicos, com a publicação das ações desenvolvidas na rede mundial de computadores, evitando que os recursos públicos sejam mal aplicados.

Lei 14.365/2013, institui a Semana de Rastreamento do Câncer Colo-Retal (01 a 07 de abril) incentivando estudos e atividades relacionadas a conscientização e a prevenção da doença;

Lei 13.273/2009, institui o Dia Estadual em Comemoração à Lei Maria da Penha, visando conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar o agressor.

LEI nº 13.907/2012, estabelece mensagens educativas sobre o uso indevido de drogas em shows culturais e esportivos voltados para o público infanto-juvenil e respectivos ingressos.

– Lei 13.248/2009, institui a Semana e o Dia Estadual dos Povos Indígenas no Rio Grande do Sul ( 12 a 19 de abril);

– Lei 13.001/2008, declara o Município de Três Passos “Terra Sagrada dos Bem-Aventurados Mártires do Rio Grande do Sul Padre Manuel Gómez Gonzáles e Coroinha Adílio Daronch” e dá outras providências.

LEI nº 13.064/2008 Institui o Dia Estadual do Imigrante Suíço e dá outras providências.

LEI nº 13.508/2010, declara o município de Araricá como a “Cidade das Azaléias”, e Inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, a “Festa das Azaléias”, do município de Araricá.

LEI nº 13.405/2010, declara o município de Mato Leitão como a “Cidade das Orquídeas”.

 

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência do RS.

Presidente da Frente Parlamentar em Apoio as Ferrovias.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pesquisa Agropecuária Gaúcha.

Vice-Procuradora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do RS.

Representante da Assembleia Legislativa Gaúcha da Rede Lilás.

Representante da Assembleia Legislativa Gaúcha no Fórum de Educação.

Vice-líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa.

Membro titular da Frencoop – Frente Parlamentar em defesa do Cooperativismo.

Membro titular da Comissão Especial do Estatuto das Metrópoles.

Membro titular da Comissão Especial dos Direitos da Mulher.

Membro titular das Comissões de: Educação, Agricultura e Mercosul.

 

Reduzir diferenças regionais

Zilá acredita que a vida é feita de desafios e é preciso ousar, ter persistência e metas. E é com esse sentimento que vem lutando para reduzir as diferenças regionais.

Para ela, o deputado estadual deve agir como articulador de projetos e programas que visem a desenvolver os setores que representa.