Proposta pela deputada estadual Zilá Breitenbach e promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, a reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, no Auditório da URI.

audiencia_biodigestores_frederico_westphalen_11-12-2017

Com o intuito de apresentar as atividades que o Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores realiza e ouvir os produtores rurais e lideranças do agro sobre as experiências já vivenciadas com a tecnologia, assim como dirimir dúvidas sobre a proposta da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), aconteceu na tarde desta segunda-feira (11) audiência pública da Comissão de Agricultura da ALRS, no auditório da URI Frederico Westphalen.

Conforme a coordenadora do GT e proponente da audiência, as reuniões no interior do Rio Grande do Sul têm sido produtivas. “Com grande representatividade, o debate tem auxiliado na construção coletiva de um projeto maior, que somado ao empenho das mais de 40 instituições envolvidas no Grupo de Trabalho que segue se reunindo, está consolidando ações articuladas, e que devem preservar os produtores rurais interessados em investir na tecnologia”, explica Zilá.

Durante a audiência as secretarias estaduais de: Meio Ambiente; Agricultura, Desenvolvimento Rural e Minas e Energia, apresentaram trabalhos da área e como estão envolvidas com o GT da Matriz Produtiva dos Biodigestores, somando conhecimento e a expertise de cada uma para que a tecnologia seja acessível aos produtores rurais.

DSC_0208Conforme o secretário adjunto de Minas e Energia, José Francisco Braga, a importância de o Estado estar presente nas definições de políticas públicas para o setor energético é atender as demandas da sociedade por mais e melhores serviços prestados pelo setor energético estimulando a participação de fontes energéticas sustentáveis e duradouras; priorizar o uso eficiente da energia preservando o meio ambiente e utilizar os investimentos no setor como fonte de geração de empregos e estímulo à indústria nacional.

O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do RS (Sips), Rogério Kerber, enfatizou que a grande novidade neste processo conduzido pela deputada Zilá para rediscutir os biodigestores, é a presença da academia. “Estou aqui trazendo o apoio e a contribuição do setor agroindustrial, para este projeto inovador e que tem como um fato relevante a participação das universidades, que podem dar um suporte técnico, baseado em estudos que garantam a funcionalidade dos biodigestores produzidos, assim com o um suporte pós instalação. Precisamos desta retaguarda para que não aconteçam os mesmos tropeços do passado”, frisou Kerber parabenizando a deputada Zilá pela iniciativa.

Na mesma linha o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, falou sobre a necessidade de manejo que o biodigestor requer e que deve ser trabalhado de forma adequada pelos produtores. “Como produtor de suíno e representante dos produtores gaúchos, queremos que o debate aconteça para que os produtores quando instalarem o biodigestor o façam com segurança e com a certeza de que o investimento trará benefícios. Por isto estamos aqui, para auxiliar e somar conhecimento nesta construção”, explica Folador.DSC_0309

Representantes das instituições de ensino e pesquisa também se manifestaram, falando sobre as atividades que participam no grupo de trabalho e também sobre projetos desenvolvidos em sala de aula e na academia através de pesquisas.

Todas as informações coletadas durante a audiência farão parte do relatório que será entregue ao Governo do Estado do RS, junto com um projeto de adoção da tecnologia do Biodigestor de forma segura ao produtor rural.

“Coletamos durante a audiência aqui em Frederico muitas contribuições. Vemos que a preocupação das entidades e lideranças locais é mesma que que a minha, e do grupo de trabalho. Queremos propor ações estratégicas, com a difusão de conhecimento técnico, englobando legislação e arranjos institucionais que contemplem a área, com a execução de um Programa Integrado que sinergicamente converta em resultado para todos os atores envolvidos, mas principalmente, ao nosso produtor rural”, enfatiza a deputada Zilá.

DSC_0527

Representatividade:

Participaram da audiência além das lideranças já citadas no texto acima: o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso; o prefeito de Palmitinho representando a AMZOP, Luiz Carlos Panosso; o prefeito de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto; vice-prefeito de Frederico Westphalen, Secretários Municipais de Agricultura e de Industria e Comércio de Frederico Westphalen: Cleber Cerutti e Paulo Ricardo Donin; Corede Médio e Alto Uruguai, Edemar Girardi; Diretora Uri/FW, Silvia Regina Canan; Vice-presidente da Câmara de Vereadores de FW, Celson Luiz Oliveira; Corede Rio da Várzea, Taíz Brenzink; presidente Cotrifred representando a OCERGS, Elio Pacheco; Creluz; Assuipassos, Elemar Hein; Adelle Alimentos S/A, Karina Pavan; SETREM; UFSM; UERGS; Emater de FW; vereadores da região da Zona da Produção;

 

 

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree

Receba nossas notícias
Carregando...Carregando...


Categorias
Publicações