Archive for the ‘Assembleia Legislativa’ Category

Deputada Zilá é convidada para palestrar no evento falando sobre o grupo de Trabalho e o projeto de lei que protocolou esta semana e institui um Marco Legal para o Biogás.

Beto Moesch_cidade_bem_tratada_16-05-2018 (5)A deputada estadual Zilá Breitenbach recebeu me seu gabinete nesta semana o coordenador do Seminário Cidade Bem Tratada, o advogado e consultor de Direito e Legislação Ambiental, Beto Moesch, que trouxe mais informações sobre o evento que a parlamentar deverá participar falando sobre o Programa Pró-Biodigestores, e as atividades do grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores.

O seminário ocorre nos dias 11 e 12 de junho, em Porto Alegre, e é promovido pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas. A apresentação e discussão das novas plataformas e projetos ambientais ligados à gestão de resíduos sólidos, água e energias renováveis que buscam mitigar os efeitos das alterações climáticas, desacelerando os graves impactos ambientais e gerando soluções sustentáveis para diversas áreas, irão nortear a sétima edição do evento.

Entre as inovações desta edição, está uma parceria inovadora com o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS) e a Unisinos. Será a primeira vez que o seminário abrirá espaço para a pesquisa acadêmica, por meio da exposição de trabalhos científicos inéditos e originais ligados aos temas propostos no debate. Os três melhores avaliados por uma comissão composta por pesquisadores do Brasil e exterior serão premiados.

Para Moesch, a cada nova edição o Seminário contribui com a mudança de pensamento e de comportamento não só das empresas e do poder público, mas da sociedade como um todo.

“Entre os temas que serão abordados destaco as energias renováveis, que estão diretamente ligadas as atividades que tenho coordenado do Grupo de Trabalho da Matriz produtiva dos Biodigestores, cujo emprenho de todas as entidades envolvidas gerou o Programa Pró-Biodigestores, já entregue ao governador e que deve ser colocado em prática pelas secretárias estaduais nomeadas por ele: Agricultura, Ambiente Sustentável e Desenvolvimento Rural”, explica Zilá, que preside a Frente Parlamentar de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores e que protocolou esta semana o PL 86/2018 que institui um Marco Legal para o Biogás.

 

 

 presidente_Suzan_amuceleiro_deputada_zila_16-05-2018 (2)

O presidente da AMUCELEIRO, prefeito de Chiapetta Eder Luis Both, esteve no gabinete da deputada estadual Zilá Breitenbach, nesta tarde de quinta-feira (17), conversando sobre demandas na área da infraestrutura da região.

A deputada que pela manhã havia recebido em seu gabinete com o engenheiro responsável do DNIT da unidade de Cruz Alta, Luiz Augusto Bassani, aproveitou a oportunidade para cobrar retorno sobre os pedidos encaminhados ao órgão referentes a lombadas eletrônicas nas proximidades do trevo do CITEGEM, no entroncamento da BR 468 com a ERS 207, no acesso a Humaitá, aproveitou para informar o gestor sobre o retorno que recebeu.

Conforme Zilá o engenheiro do DNIT informou que o governo federal já realizou processo licitatório para aquisição de novas lombadas sendo este trecho já contemplado, porém alertou sobre o procedimento de instalação que pode demorar um pouco.

Argumentando sobre a preocupação da comunidade regional devido aos acidentes que aconteceram no local ceifando vidas, a deputada Zilá questionou Bassani sobre quais medidas poderiam ser adotadas com agilidade para reduzir o perigo.

Informada de que o DNIT poderia em curto prazo aumentar a sinalização no local, a parlamentar passou as informações ao presidente da AMUCELEIRO, sendo que o pedido foi confirmado com Bassani. Esta medida não afeta a solicitação já enviada pelos prefeitos da região Celeiro, para que seja feita uma rotatória no trevo, que segue em tramitação.

Além de demandas na infraestrutura a deputada Zilá conversou com o prefeito Both sobre os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs), tema de debate na Comissão de Saúde, e sobre o grupo que deve trabalhar na legislação de regulamentação dos HPPs e sobre a humanização dos atendimentos.

A secretária executiva da AMUCELEIRO, Suzan Egevarth, também acompanhou a reunião.

 

Rogerio_bertoli_presidente_sindicato_IndustriaeVestuarioRS- 16-05-2018A deputada estadual Zilá Breitenbach recebeu esta semana do diretor do Sindicato das Industrias do Vestuário do RS (Sivergs), Rogerio Bertoli, o convite para a RS Moda, que acontece de 28 a 30 de maio no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O diretor conversou com a deputada sobre os desafios do setor da moda, e a importância deste para a economia do Estado, temas que devem ser debatidos durante o evento.

Com o objetivo de unir o Varejo e a Indústria do vestuário no Rio Grande do Sul para o seu desenvolvimento e crescimento, acontece esta segunda edição do RS Moda: Varejo & Indústria Conectados.

“Eventos como este que valorizam a produção local e incentivam o consumidor a comprar e ter como referência as marcas gaúchas, enfatizando a qualidade dos produtos e fortalecendo este segmento importante da economia, tem que ser destacados para mostrar o empenho de nossos empreendedores para gerar emprego e renda no RS”, enfatiza a deputada.

 assinatura_retomada_obras_pinheirodovale_palmitinho_16-05-2018 (1)

 

Tão esperada pela região noroeste, a pavimentação asfáltica da ERS-528, entre Palmitinho e Pinheirinho do Vale, deve ser concluída ainda em 2018. Nesta terça-feira (16/05) a deputada estadual Zilá Breitenbach acompanhou os prefeitos Elton Tatto e Luiz Carlos Panosso, e demais lideranças da região, na assinatura de autorização da retomada das obras em uma solenidade no DAER- Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem.

Faltam cerca de18 quilômetros para a conclusão deste acesso asfáltico, em um custo estimado em R$ 12 milhões. O asfalto será feito com recursos da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide dos Combustíveis) e os trabalhos devem ser concluídos

“Este é o resultado de anos de empenho e trabalho, que acompanho desde o governo Yeda. A obra deve beneficiar a população desta região que espera pelo asfalto por cerca de 20 anos. O acesso asfáltico deve contribuir com o desenvolvimento local, além de ser uma questão de segurança e bem estar aos cidadãos”, enfatizou Zilá.

Receba nossas notícias
Carregando...Carregando...


Categorias
Publicações