Conforme Matriz Produtiva dos Biodigestores2definido durante reuniões do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores, e com o apoio da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, neste mês de outubro iniciam as audiências públicas no interior do Estado para debater a tecnologia.

A coordenadora do GT da Matriz Produtiva dos Biodigestores, deputada estadual Zilá Breitenbach, confirma que a primeira audiência púbica acontece em Santa Rosa na sexta-feira de 20 de outubro, ás 14 horas, no Auditório da Associação Comercial e Industrial do município.

Todos que participam do debate concordam que para ter êxito os biodigestores devem ser conhecidos pelos produtores rurais e estes acreditar que é uma tecnologia lucrativa.

“Para que tudo isto aconteça precisamos mobilizar os produtores rurais e entidades ligadas à área para que estejam presente nas audiências públicas, paralelamente a isto o GT segue reunindo-se formatando programas que vão ao encontro do que nosso agricultor precisa para ter acesso aos biodigestores: crédito para investir, conhecimento sobre o funcionamento da tecnologia, saber para quem poderá vender o que produzir de energia excedente, ou biofertilizante.  Para isto que este grupo foi criado e está motivado trabalhando”, explica a deputada Zilá.

 

REUNIÃO NO BRDE

Nesta segunda-feira (02) a deputada Zilá esteve no BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), reunida com o diretor Luiz Noronha, Eduardo Grijó, Inês Eggers Grijó e Inês Eggers, além dos membros do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores, professores: Fauzi Shubeita (SETREM) e Adalberto Lovato (FAHOR), para tratar de encaminhamentos relativos ao prosseguimento do projeto e informar a data da primeira audiência pública.

OCKTOBERFEST_MARATÁ_11-10-2017 (1)Na quarta-feira (11) a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) participou da abertura oficial da 14ª Oktoberfest de Maratá e Desfile das Comunidades, representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS.

O evento aconteceu no Pavilhão do Parque Municipal, com a presença de prefeitos e lideranças do Vale do Caí, e autoridades estaduais. O tema do desfile deste ano: “25 Anos de Cultura, Tradição e Desenvolvimento”, destacando a história da imigração alemã, passando pela criação do município de Maratá, chegando aos dias atuais.

O prefeito Fernando Schrammel (PSDB), acompanhado do vice-prefeito Gilberto Martins e as soberanas da Oktoberfest, realizaram a sangria do primeiro barril de chopp, dando assim por aberta a 14ª edição da maior festa maratense, e segundo os gestores municipais a mais animada do Rio Grande do Sul.

OCKTOBERFEST_MARATÁ_11-10-2017 (9)Com 90% da população de origem germânica, Maratá envolve toda a comunidade na organização do evento e recepção dos visitantes. De descendência alemã a deputada Zilá parabenizou a todos os envolvidos no projeto de mais edição da Oktoberfest, apesar dos desafios que a comunidade enfrentou nos últimos meses após as interpéries climáticas que castigaram o município.

“Estão todos de parabéns! A administração municipal, os empresários e a comunidade, que unidos trabalharam para a realização deste grande evento, mostrando a garra e a pujança deste povo!”, destaca Zilá.

 

 

DSC_0003

 

Na manhã desta quarta-feira (11) a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa do RS, uma comitiva de lideranças de Três Palmeiras que está na capital divulgando a 11ª FEICAT – Feira da Indústria, Comércio, Cultura e Agronegócios de Três Palmeiras.

O prefeito Silvânio Antônio Dias, ao lado do vice-prefeito Claumir Cesar de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial Giovane Spannere, as soberanas: Rainha Barbara Guimarães Casal, Princesas Bruna Goffi e Dâmela Cortina, entregou à deputada o convite para a solenidade de abertura da feira que acontece em 27 de outubro, às 17h, no Parque de Exposições do município.

Dias afirmou que a Administração Municipal e os organizadores do evento estão apostando na valorização do que Três Palmeiras desenvolve e produz, apresentando estas potencialidades aos visitantes durante os três dias em que a FEICAT acontece (de 27 a 29/10) para garantir assim seu sucesso.

A deputada parabenizou o grupo pelo empenho em divulgar e realizar o evento, enaltecendo a importância da feira para a economia local, e também como opção de cultura e lazer para a comunidade de Três Palmeiras e região.

Campo Novo _Prefeito Antônio Sartori_visita_gabinete_deputada_Zilá_10-10-2017Nesta terça-feira (10) o prefeito de Campo Novo, Antônio Sartori (PSB), esteve no gabinete da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), com o intuito de solicitar apoio da parlamentar para a busca de recursos ao Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM), do qual é presidente.

Na oportunidade o gestor público foi recebido pelo chefe de gabinete Giovani Luzzatto, e ressaltou que os recursos para CITEGEM tem por finalidade a melhoria do sistema de manejo de resíduos sólidos de *12 municípios da região Celeiro.

“Na coleta dos resíduos sólidos urbanos há necessidade de um veículo para coleta convencional, necessitamos também de melhorias na infraestrutura do galpão de triagem, e equipamentos para a operacionalização de aterros sanitários”, explica Sartori, que sugere a indicação do consórcio para receber recursos através do Orçamento Geral da União.

Luzzatto, em nome da deputada Zilá, reforçou o compromisso do gabinete com a comunidade de Campo Novo, e frisou que buscará apoio em Brasília para que sejam destinados recursos ao CITEGEM via emenda parlamentar. O chefe de gabinete da deputada aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito pelo empenho frente ao consórcio, para que os impactos ambientais gerados pelo lixo sejam minimizados com coleta, transporte e destinação final ambientalmente correta.

 

*Municípios que fazem parte do CITEGEM: Campo Novo, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Crissiumal, Humaitá, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos.

Receba nossas notícias
Carregando...Carregando...


Categorias
Publicações