biografia

Zilá Breitenbach juntou sua sensibilidade de educadora com a experiência que acumulou quando foi diretora de escola, secretária de educação, de saúde e vice-prefeita do município de Três Passos, para propor um novo modelo de fazer política. Em seus dois mandatos como prefeita, introduziu uma gestão participativa com a comunidade, chamada a construir o plano de desenvolvimento do município.

Desta parceria com o povo, nasceram projetos que fizeram de Zilá a prefeita mais premiada do Brasil, entre 1997 e 2004. Prêmios que reconheceram seus esforços pela retomada do crescimento econômico do município, por meio de visão empreendedora na gestão pública.

Reconhecimento

* Um dos prêmios que mais orgulha Zilá, é o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do SEBRAE em 2003, sendo que o município em 2001 e 2002, foi finalista regional deste mesmo prêmio. A continuidade do programa “Semeando” rendendo bons frutos ao município , garantiu que em 2005 Três Passos ganhasse o Selo de Prefeitura Empreendedora.

*Prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido em 1999 pela Fundação Abrinq para prefeitos com políticas voltadas para a atenção às crianças.

* Também voltado às crianças, em 2003, recebeu o prêmio Programa Viva Criança, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, por ter obtido o segundo menor coeficiente de mortalidade infantil, melhor índice de acompanhamento pré-natal e pós-parto, no RS.

* Em 2007, Zilá Breitenbach recebeu o Troféu Ana Terra, que premia mulheres que se destacaram na administração pública ou privada, em programas sociais e na promoção da cidadania na área social, em seu município, ou região.

Na Assembleia Legislativa

Em 2007, Zilá chega ao parlamento gaúcho pelo PSDB pela primeira vez com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento econômico da sua região e do Estado. Reeleita em 2010 para o segundo mandato, Zilá segue com as mesmas prioridades e metas para o povo gaúcho, principalmente em sua região.