Nos 30 anos do Mercosul, deputada Zilá Breitenbach defende ações conjuntas do Bloco para aquisição de Vacinas, equipamentos e insumos no combate à Covid 19

3 semanas atrás
118 Views

Nesta sexta-feira (26) quando o Mercosul (Mercado Comum do Sul) completa 30 anos, lideranças da Ordem dos Advogados do Brasil, do Bloco Brasileiro da UPM ( União de Parlamentares Sul Americanos e do MERCOSUL) , reuniram-se virtualmente para conversar sobre os avanços e desafios destas últimas três décadas.

A deputada estadual gaúcha, Zilá Breitenbach, vice-presidente do Bloco Brasileiro da UPM e membro titular da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa do RS desde seu primeiro mandato, foi convidada a abordar o tema. “Tivemos avanços neste período, porém não podemos fechar os olhos. O bloco perdeu força, e para avançar, antes de tudo, precisamos de “vontade política”, concluiu a parlamentar.

Entre os desafios citados na palestra, Zilá destacou o tratado de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, assinado em 2019 e que até hoje não se concretizou, assim como o pacto de complementação econômica com o México, que não avançou. Também lembrou do acordo para liberalização de compras governamentais do Mercosul, celebrado em 2017, mas que segue parado no Congresso.

Além disso, tornou a lembrar de um tema que acompanha há anos, a diversificação da matriz logística do Estado, com melhorias e ampliação da malha ferroviária, o que aproximaria os países vizinhos, reduzindo custos e incentivando a produção e comercialização entre os países. Da mesma forma, também foi mencionada pela deputada gaúcha, a necessidade de investimentos em pesquisas nas mais diversas áreas, para os países poderem avançar na competitividade e ganhar mercados em conjunto.

COVID-19 – UNIÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL PODERIA AGILIZAR AQUISIÇÃO DE VACINAS

Como presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa do RS, Zilá parabenizou a UPM pelos eventos que vem realizando para debater e valorizar a importância dos Rios, uma vez que além de serem corredores para transportar a produção, também contribuem à saúde pública. E ponderou que os parlamentares e demais gestores da UPM defendam, junto ao Mercosul, união em torno de uma agenda articulada para agilizar a aquisição de vacinas, insumos e equipamentos para o tratamento da Covid 19, garantindo assim também preços mais acessíveis e economia para os governos.
Todas as sugestões também serão apresentadas por Zilá à Presidência da Assembleia Legislativa Gaúcha, e à Comissão do Mercosul do parlamento, para que o assunto seja tema de debate amplo entre os parlamentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *