Lideranças gaúchas se reúnem com ministra a Agricultura para buscar alternativas que minimizem efeito da estiagem no RS

4 meses atrás
314 Views

Na tarde desta segunda-feira (23) a deputada estadual Zilá Breitenbach, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS, participou de reunião de trabalho virtual com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, secretário de Agricultura do RS, Covatti Filho, deputados federais e estaduais para tratar sobre ações emergenciais visando minimizar efeitos da estiagem no RS.

Durante a reunião a Farsul, Fetag, Fecoagro, Famurs e Emater, apresentaram documento que já encaminhado para a Secretaria da Agricultura do RS com propostas para enfrentar este período, que incluem tanto questões estaduais quanto federais.

Entre as ações em debate as lideranças destacaram o Proagro Seguro Agrícola para a cultura do milho, linha de crédito de custeio de milho emergencial, aumento da oferta de milho da Conab e aumento do limite de consumo para bovinos de leite.

Também foi tratado sobre a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a situação da estiagem e agilizar ações, e uma política de incentivo à reservação da água e irrigação.  A Ministra se comprometeu em ver sobre o que é possível agilizar e para isto solicitou que o Estado envie com o máximo de urgência os números de pedidos do Proagro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *