24 de julho – Dia do Suinocultor

3 semanas atrás
58 Views

A suinocultura brasileira possui uma cadeia produtiva com um dos melhores desempenhos econômicos no cenário internacional. O Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do mundo e o quarto maior exportador. A participação relativa do Rio Grande do Sul é de um quinto do valor bruto da produção nacional.

A localização da produção atualmente se dá em 279 municípios, sendo fundamental na composição da renda de pequenas e médias propriedades, na fixação do homem no campo e na transversalidade entre outras cadeias, especialmente com a leiteira, sendo importante fornecedor de fertilizantes para as pastagens.

As regiões Vale do Taquari, Norte, Fronteira Noroeste, Médio Alto Uruguai, Serra, Celeiro, Missões, Vale do Rio Caí, Produção, Rio da Várzea, Vale do Rio Pardo e Alto Jacuí abrangem mais de 82% do rebanho de matrizes e 81% dos suínos para abate.

A deputada Zilá Breitenbach foi idealizador do projeto que criou o marco legal do biogás no Estado, política pública que reforça a importância do setor. “Como presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores tenho trabalhado para valorizar e apoiar nossos suinocultores com o incentivo à produção de energia limpa, que reduz o impacto ambiental, traz sustentabilidade às propriedades e aumenta a renda do produtor rural”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *