MUNICÍPIOS RECEBERÃO AUXÍLIO DO EXÉRCITO PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS

5 meses atrás
345 Views

O Exército Brasileiro vai assumir a perfuração de poços artesianos em 211 municípios do RS. A informação foi dada pelo secretário de Obras e Habitação do RS, José Stédile, durante a reunião virtual da Comissão de Agricultura desta quinta-feira (18-06).
Stédile afirmou que além destes recursos (mais de 29 milhões de reais), originados por emendas da bancada federal gaúcha, através da Funasa, o estado distribuirá às prefeituras 6 milhões de reais repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e cerca de 10 milhões de recursos próprios para aplicação com o mesmo fim. O secretário admitiu, no entanto, que faltam 10 milhões para atingir a meta governamental de construir 1200 açudes e perfurar poços em todos os 411 municípios que decretaram estado de emergência, em razão da estiagem que atingiu o estado desde o final de 2019. Stédile informou que o Estado tem como objetivo entregar a cada município cerca de 70 mil para execução das obras.
A superintendente da Funasa no RS, Kátia Rech, explicou que a coparticipação do Exército será firmada através da assinatura de contrato de repasse dos recursos nas próximas semanas. Deverá ser formado um comitê envolvendo as secretarias de Obras, Agricultura e Meio Ambiente e participação da Famurs para agilizar as informações a serem repassadas aos militares. A instalação dos poços deve acontecer entre março e abril do próximo ano, condicionado a elaboração do Termo de Execução Centralizada (TED) até outubro deste ano, após os estudos de engenharia, geologia e a licitação para compra de bombas e equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *