Comissão de Saúde da Assembleia discute estratégias para combater o Coronavírus no RS

1 mês atrás
206 Views

Liderar uma campanha para que seja ampliado o número de testes para o Covid-19 no Estado. Esse foi um dos encaminhamentos da reunião ordinária virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizada nesta manhã de quarta-feira (15).
Conforme a presidente da Comissão, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), todos os deputados que participaram do debate demonstraram preocupação quanto ao número de infectados em nível de país e de Estado. Os parlamentares também apresentaram preocupação quanto ao possível relaxamento das normas de distanciamento social, colocando em risco a vida dos gaúchos e podendo resultar num colapso no sistema de saúde.
“Devido a baixa testagem, as previsões sobre números de infectados estão comprometidas, assim como os dados sobre mortes e curados. Conforme o ministro da Saúde divulgou ontem, terça-feira, os números apresentados podem estar subestimados em 12%. Por essa razão se deve a preocupação dos deputados em ampliar o número de leitos de UTI, assim como reorganizar os leitos já que existem regiões descobertas neste sentido”, explicou Zilá.
Ainda durante a reunião, os deputados falaram sobre a necessidade de ampliar o número de participantes do Comitê de Crise da Assembleia Legislativa para tratar sobre o Covid-19, incluindo profissionais técnicos para, junto com os deputados, realizarem estudos e aprofundarem os dados sobre o Coranvírus no RS, bem como auxiliar o Estado no combate a propagação do vírus.
A presidente da Comissão de Saúde, ainda, relatou que os deputados solicitaram união de todos os colegas para a abertura de hospitais que estão prontos para operar, mas até o momento não estão atendendo a população, como é o caso do Hospital Parque Belém em Porto Alegre.
Para aprofundar esses temas e elucidar dúvidas dos deputados sobre as ações do governo gaúcho no combate ao Covid-19, na próxima semana a Comissão e Saúde deve realizar duas reuniões, uma com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergaman, e outra com representantes de médicos e enfermeiros para também escutar as preocupações desses profissionais que estão atuando na linha de frente.
Participaram da reunião os deputados Dr. Thiago Duarte, Elizandro Sabino, Fábio Branco, Franciane Bayer, Gabriel Souza, Jeferson Fernandes, Luis Augusto Lara, Neri “O Carteiro”, Pedro Pereira, Pepe Vargas, Silvana Covatti, Valdeci Oliveira e Vilmar Lourenço, além do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *