04 de fevereiro – DIA MUNDIAL DO CÂNCER

2 semanas atrás
58 Views

O câncer é uma doença que apesar dos avanços da medicina continua com altos índices de incidência e mortalidade. A falta de prevenção e o diagnóstico tardio são fatores que aumentam consideravelmente o número de óbitos. O dia 04 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial do Câncer. É uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença.

Conforme a mais recente estimativa mundial, ocorreram no mundo 18 milhões de casos novos de câncer e 9,6 milhões de óbitos no ano de 2018. Entre estes, o mais incidente é o câncer de pulmão (2,1 milhões), seguido pelo câncer de mama (2,1 milhões), cólon e reto (1,8 milhão) e próstata (1,3 milhão). No Brasil, a estimativa aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer anualmente. O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, Deputada Zilá Breitenbach, utilizou seu espaço na tribuna durante a sessão desta terça-feira (04) para ressaltar a data. “A medicina está avançando, mas a população precisa refletir mais sobre esta grave doença. E esta casa legislativa tem um papel importante quando busca oferecer informações para que as pessoas possam se prevenir e cuidar melhor da sua saúde”, alertou a parlamentar.

Zilá Breintenbach é autora da Lei 14.365/2013, que institui a Semana Estadual de Rastreamento do Câncer Colorretal e acontece de 1º a 7 de abril.  A Comissão de Saúde da AL-RS também dispõe de materiais que abordam o tema, além de realizar reuniões e debates sobre esta terrível doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *