No Dia Nacional da Saúde, Zilá reforça a importância do combate a dengue

8 meses atrás
103 Views

 

Nessa segunda-feira (05) comemora-se o Dia Nacional da Saúde, regulamentado em 1967 através da Lei nº 5.352, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, despertando na população os cuidados com a saúde.

A data foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi um dos grandes pesquisadores na área da saúde pública.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, a deputada Zilá Breitenbach, reforça a importância da data que costuma lembrar a necessidade de bons hábitos para uma vida saudável, como: boa alimentação, prática de atividades físicas, consumo abundante de água, entre outros.

Oswaldo Cruz foi importante na história do combate e erradicação de epidemias no Brasil, dentre elas a febre amarela, que pode ser transmitida pelo Aedes aegypti no ambiente urbano. O mosquito também é o transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Este ano só da dengue já foram registrados quase 600 mil casos no país até 10 de junho, segundo o Ministério da Saúde. No RS o número de casos é 58 vezes maior do que o registrado em 2018. São 992 casos confirmados da doença em 2019 contra 17 no mesmo período do ano passado, são dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em 20 de junho.

Assim Zilá reforça nesta data a importância de todos com pequenos gestos diários combaterem o Aedes aegypti, já que eliminar o mosquito também é uma forma de cuidar da saúde de toda a comunidade.

“O combate ao mosquito da dengue começa dentro de nossas casas e no trabalho através da eliminação dos focos de água parada e limpeza de recipientes. Não basta apenas eliminar a água parada, é necessário limpar as paredes dos recipientes onde os ovos possam estar grudados, pois estes podem permanecer ali por até um ano”, explica a presidente da Comissão de Saúde da ALRS.

Segue aqui algumas dicas para combater o Aedes aegypti, faça sua parte!

  1. Desobstrua as calhas;
  2. Elimine o lixo a céu aberto que possa acumular água, além de outros objetos, como lonas de veículos, pneus e garrafas;
  3. Vede bem as caixas d’água e tonéis;
  4. Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas e cacos de vidro de muros;
  5. Troque semanalmente a água das plantas aquáticas, lavando o recipiente com sabão e escova;
  6. Faça a manutenção de piscinas e fontes corretamente;
  7. Não deixe a água acumular na laje do seu imóvel;
  8. Troque a água de reservatórios de água e lave com escova de cerdas duras as paredes do recipiente.

SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE PARTICIPA NESTA QUARTA-FEIRA (07) DA REUNIÃO DA COMISSÃO

            A deputada Zilá lembra que nesta quarta-feira (07) a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann que estará apresentando o Relatório do 1º Quadrimestre de 2019 da Gestão Estadual de Saúde do RS. A reunião inicia as 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *