Presidente Zilá Breitenbach participa de reunião do GEAD Mudanças Climáticas

6 meses atrás
135 Views

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), participou, na tarde desta quarta-feira (5), da primeira reunião do ano do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debate (GEAD) sobre Mudanças Climáticas, coordenado por Ivan Sérgio Feloniuk do Programa de Defesa Pan-Americana e Desenvolvimento da Diversidade Biológica Cultural e Social (Pró-Diversitas). O encontro, que contou com a presença da chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no RS, embaixadora Eliana da Costa e Silva Puglia, tratou da Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP 25).

Zilá, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, disse que quando assumiu o órgão técnico acreditou que o tema da saúde se sobressairia, mas não foi o que ocorreu. “As discussões estão se encaminhando para o tema do meio ambiente”, avaliou. Relatou a visita realizada pela manhã por integrantes da comissão em unidades da mineradora Copelmi, em Butiá, e no aterro sanitário administrado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos em Minas do Leão.

A parlamentar também falou do projeto, recentemente apresentado pelo Executivo, para criação da Política Estadual do Biogás e Biometano, o Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e utilização do Biogás e Biometano. Como presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, ela relatou o trabalho, realizado já há dois anos, para que se construísse o projeto de lei para o estado avançar nos investimentos em biodigestores.

Por fim, sobre a COP 25, sugeriu que o GEAD trabalhe para apresentar alguma experiência exitosa do RS no evento, que ocorrerá no Chile, em dezembro. Ainda defendeu a educação como forma de mudar a cultura da população que, no caso brasileiro, separa pouco o lixo e descarta grande quantidade de material na natureza. “Não adianta os governos irem nessas conferências mundiais e se comprometerem, se primeiro não assumirem compromissos com sua população”, destacou.

A embaixadora Eliana da Costa e Silva Puglia explicou que a questão do meio ambiente é muito importante para o Itamaraty e colocou o Escritório de Representação no RS à disposição da Casa para auxiliar nas discussões sobre o tema, assim como na busca de experiências gaúchas que possam ser inscritas na COP 25.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, José Francisco Alves; o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Marcos Dutra; além de integrantes dos demais GEADs do Fórum Democrático.

GEADs
Além das Mudanças Climáticas, outros três GEADs do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional estarão em funcionamento em 2019. Eles irão tratar dos seguintes temas:

  • Envelhecimento, Pessoas com Deficiência e Pessoas com Doenças Raras
  • Geração de Emprego, Trabalho e Renda
  • IPE Saúde

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *