Deputada Zilá palestra sobre Biodigestores em evento de gestão pública municipal

2 meses atrás
120 Views

A deputada Zilá Breitenbach foi uma das painelistas do 54º Simpósio de Gestão Pública Municipal que acontece de 23 a 26 deste mês em Porto Alegre. Em sua exposição, na quarta-feira (24), Zilá abordou o tema das Políticas Públicas de Incentivo aos Biodigestores, pauta de destaque em sua atuação parlamentar e grupos temáticos de trabalho.

Como presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores na Assembleia Legislativa, Zilá também coordena um grupo de trabalho que reúne representantes de universidades e pesquisadores, instituições financeiras, órgãos governamentais e representantes do setor produtivo.

Este trabalho iniciado em 2017 pela parlamentar resultou na proposição do Projeto de Lei nº 86/2018, que cria um marco legal para o biogás no RS. O projeto institui a Política Estadual de Biogás e o Programa Gaúcho de Incentivo à Geração de Energia a partir da Biomassa – Pró Biodigestores, uma iniciativa que visa incrementar a política pública de incentivo à geração de energia, transformando passivo em ativo.

Conforme a deputada, já há uma predisposição por parte do governo que está realizando um estudo com vistas a apresentação de um projeto do executivo abordando este tema. “Queremos tornar os biodigestores acessíveis aos produtores rurais e também usar a tecnologia para dar destinação aos resíduos urbanos”, explicou a Zilá.

O 54º Simpósio de Gestão Pública Municipal é direcionado a representantes dos poderes legislativos e executivos da esfera municipal e reúne participantes de várias regiões do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *