Farinha de arroz na merenda escolar é pauta de audiência na Secretaria da Saúde

1 semana atrás
38 Views

A deputada Zilá Breitenbach esteve em audiência com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, apresentando o trabalho da Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul e Osorio, na intenção de incluir a farinha de arroz na merenda escolar do Estado.

A diretora da Associação, Lívia Carvalho, e a vereadora de Capivari do Sul, Elis Bueno, apresentaram à Secretária alguns produtos feitos à base de farinha de arroz e surpreenderam pela qualidade e sabor. Segundo elas, a farinha de arroz traz inúmeros benefícios e se apresenta como uma alternativa mais saudável para a alimentação.

Estudos apresentados pela comitiva indicam um resultado promissor quanto a utilização do alimento na redução da obesidade infantil. Além dos benefícios para a saúde, elas apontaram ser uma alternativa viável economicamente, já que a produção é feita a partir de um subproduto do arroz, no caso os grãos sem maior grande valor comercial.

Para Zilá, esta é uma proposta bastante agregadora. “No Rio Grande do Sul são cerca de 200 municípios produtores de arroz. Temos aqui uma nova cultura alimentar que precisa ser fomentada, tanto pelo seu potencial nutricional, quanto pela sua capacidade produtiva”, destacou a deputada.

A Secretária de Saúde ficou bastante entusiasmada com a proposta e irá solicitar a sua equipe um parecer técnico para contribuir com a sequência do trabalho. Uma nova audiência está prevista em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria da Assistência Social do Estado.

Recentemente as integrantes da Confraria do Arroz, movimento ligado a Associação, estiveram na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS, presidida pela deputada Zilá, onde falaram sobre o assunto e distribuíram uma publicação com receitas feitas a partir da farinha de arroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *