Duas mulheres da região Celeiro se destacam no RS recebendo Troféu Mulher Cidadã

3 meses atrás
7 Views

 

DSC_0110

Na tarde de quarta-feira (07) durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do RS realizou a entrega do TroféuMulher Cidadã 2018, concedido a personalidades femininas que se destacam em diversas áreas de atuação no Rio Grande do Sul.Duas mulheres da região Celeiro se destacaram no estado recebendo Troféu Mulher Cidadã. Carmem Ottoneli Maicá, de Três Passos, na categoria Mulher na Cultura, e Mirna Teresinha Kinsel Braucks, na categoria Saúde da Mulher.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) iniciou sua fala parabenizando as agraciadas, e destacando o papel da família no apoio ao trabalho das premiadas, dando suporte para que elas consigam se dedicar em suas áreas e ajudar a comunidade onde estão inseridas.

Primeira mulher eleita como prefeita de Três Passos, Zilá ainda destacou o trabalho de Mirna Teresinha Kinsel Braucks, presidente da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, de Tenente Portela, referência quando se fala em SUS. Ela que assumiu em 1º de abril do ano de 2007 a gestão da Associação Hospitalar, sendo a primeira e atual Presidente Voluntaria.

_MBE8738“Sob a gestão de Mirna, a instituição foi transformada em um dos principais hospitais do interior do Estado, apesar de toda crise enfrentada no setor. O HSA oferece 80% de sua capacidade instalada aos pacientes do SUS. É realmente um trabalho digno de homenagens, pois não é só gestão, é vida. Esta mulher guerreira ajuda a região a salvar vidas a partir do momento em que os pacientes conseguem atendimento quando procuram atendimento no Hospital”, enfatiza a deputada parabenizando Mirna em nome de todos os cidadãos de Tenente Portela.

Vice-presidente do Fórum de Mulheres da UPM (União dos Parlamentares do Mercosul e América Latina), Zilá se emocionou ao enfatizar o trabalho da professora Carmen Ottoneli Maicá, lembrando que na época em que a mesma foi Patroa do CTG, muitas mulheres do município ocupavam espaços de lideranças que na maioria das vezes era ocupado por homens.

DSC_0016

“Formada em Educação Física pela Unicruz, também é técnica em 3ª idade e pós graduada em Supervisão Escolar, Carmem foi coordenadora de Cultura da 21ª CRE e integrou o Conselho Municipal de Educação e Cultura de Três Passos e da Rota Yucumã. Trabalhou no projeto Agente Jovem de Três Passos e organizou parcerias entre as secretarias municipais de Educação e Cultura, entidades, escolas, sindicatos, 21ª CRE, 20 R.T, Lions e outras. Participou da 1ª Cavalgada Feminina e Caravana da Cultura do Rio Grande do Sul, do 1º Seminário da Cultura Gaúcha.

Para Zilá, o papel da mulher no mundo de hoje é de conquista de novos espaços e de mudanças. “Reconhecemos a lenta evolução dos direitos da mulher no tortuoso caminho pela igualdade de gênero. No entanto comemoramos várias conquistas já alcançadas, como: o direito ao voto, a criação das delegacias da mulher, a licença maternidade, e a Lei Maria da Penha. Seguiremos com sensibilidade e garra em busca de novas conquistas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *