CACHOEIRA DO SUL – Deputada Zilá, vereador Itamar e ADVCC buscam apoio para projetos de acessibilidade

4 meses atrás
6 Views

 

audiencia_govSartori_associação_cegos_cachoeiradosul1_21-02-2018

Dando andamento a demandas solicitadas pelo vereador Itamar Luz do PSDB de Cachoeira do Sul, a deputada estadual Zilá Breitenbach, acompanhou os representantes da Associação dos Deficientes Visuais e Cegos de Cachoeira do Sul (ADVCC), em audiência com o governador do RS José Ivo Sartori, e com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, nesta quarta-feira (21), com o intuito de buscar informações e também apoio no encaminhamento de projetos de acessibilidade.

audiencia_secMariaHelena_associação_cegos_cachoeiradosul_21-02-2018“Conforme a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% da população possui alguma deficiência. No Brasil, 23,9% da população têm algum tipo de deficiência. Ainda, segundo o censo do IBGE, a deficiência mais recorrente no Brasil é a visual (18,6%), seguida da motora (7%), auditiva (5,10%), e, por fim, da mental (1,40%). Assim, estamos nos somando a este grupo e pedindo apoio do Estado para que estes cidadãos tenham a garantia de uma vida digna, com a adoção de medidas de inclusão, de políticas públicas que incluam a acessibilidade”, explicou a deputada Zilá.DSC_0044

DSC_0069Claudio de Araújo Teixeira, deficiente visual, relatou para a secretária as dificuldades que encontra no município, tanto para deslocar-se quanto para ter acesso a leitura e estudos. Patrícia Gomes, que também acompanhou a reunião, conta que leva sua filha atualmente para ter acompanhamento e tratamento adequado em outro município.

Maria Helena acolheu as informações, conversou com o grupo sobre projetos da secretaria e os encaminhou à Fundação de Articulação de Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS (FADERS), que coordena os trabalhos voltados a este público. Lá, eles se reuniram com a diretora Técnica, Marilu Mourão Pereira, e com a cachoeirense Ana Flávia Beckel, coordenadora do núcleo de acessibilidade da Faders.

Após, juntamente com a deputada Zilá, o grupo planejou uma agenda propositiva para o município, que deverá contemplar uma audiência pública para debater o tema, em que serão colocadas as informações coletadas nas reuniões já realizadas e sugeridas ações concretas que deem aos deficientes acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos. Afinal, conforme a Constituição “todos são iguais perante a lei”.

Também acompanharam a reunião os cachoeirenses Ítalo Fábrica Baumhardt e Márcio da Silva Treichel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *