Corredor bi-oceânico Coquimbo-Rio Grande do Sul tem o apoio de Zilá

7 anos atrás
53 Views

Zilá recebe convite para participação no Fórum do túnel bi-oceânico

Com o objetivo de convidar representantes da Assembleia Legislativa do RS para o 5º Fórum de Integração do Paralelo 30 e do Corredor Bi-oceânico, a delegação de conselheiros regionais do Governo da Região de Coquimbo, do Chile, se reuniu com a 1ª vice-presidente da Casa, deputada Zilá Breitenbach (PSDB). O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) no Palácio Farroupilha e contou com a participação dos conselheiros Pablo Muñoz Pinto e Washington Altamiro Tapia. O evento acontece 3 de maio na cidade de La Serena, no Chile.

De acordo com Zilá, o Parlamento gaúcho tem muito interesse em participar do fórum, que busca soluções para a integração econômica dos municípios que compõem a região. A parlamentar destacou a proposta de união através do corredor bi-oceânico entre os três países que fazem parte do paralelo 30 na América do Sul. “O Chile e a Argentina possuem um importante projeto de ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico por meio de um corredor. Entendemos que esta proposta se alinha aos interesses dos municípios gaúchos”, afirmou.

A deputada informou que a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, da qual faz parte, irá se empenhar para que o projeto tenha continuidade. “Iremos fazer a nossa contribuição para que a proposta se viabilize e torne a região mais competitiva”, disse.

Durante o encontro, Zilá também quis saber mais sobre os equipamentos públicos para retenção de águas das chuvas para conter os efeitos da estiagem. A região de Coquimbo é famosa pelo baixíssimo regime de chuvas. Esse fato levou os agricultores e o poder público ao desenvolvimento de diversas tecnologias para a contenção de águas pluviais. Atualmente, a região norte do Chile tem os mais modernos meios de irrigação para pequenas propriedades na América Latina.

O Conselho Regional de Coquimbo não tem caráter legislativo. O órgão integra a estrutura de governo regional e tem a prerrogativa de encaminhar proposições ao orçamento, lidera as estratégias de planejamento e fiscaliza a aplicação de recursos federais.

Também participou da reunião a secretária executiva do Conselho Regional de Coquimbo, Valeria Duhalde. (Com informações da Agência de Notícias AL-RS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *