Mais investimento em prevenção contra estiagens

7 anos atrás
36 Views

A descontinuidade de ações de prevenção no âmbito da irrigação no Estado foi lembrada pela deputada e 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Zilá Breitenbach, durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (7). A parlamentar do PSDB lamentou o fim de iniciativas estabelecidas ao longo do governo Yeda Crusius. Ela citou como exemplo a ausência de recursos para a construção de cisternas e a distribuição de funções específicas da extinta Secretaria da Irrigação para diferentes pastas, que não tratam do tema como prioridade.

“A seca está afetando a produção de grãos e, consequentemente, refletindo em outros setores da cadeia produtiva no campo. Sem milho não alimentamos direito os animais. Isso baixa a produção de leite, por exemplo, elevando os preços ao consumidor”, destacou Zilá. A deputada disse que nos municípios da Região Celeiro do Estado a situação é crítica no que se refere as perdas econômicas com a estiagem.

Zilá fez um apelo aos governos estadual e federal quanto à promoção de ações em prevenção. “Vamos nos apropriar de estudos na área da irrigação, investir mais em pesquisas, utilizar os recursos, que tanto Tarso como Dilma alegam existir, para minimizar os efeitos de futuras estiagens”, observou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *