Deputada Zilá se reúne com ministro interino de Minas e Energia em Brasília

8 anos atrás
23 Views

Brasília (DF) – A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) esteve nesta quarta-feira, 23/02, em Brasília, em uma reunião com o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, numa audiência agendada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP). Na capital federal, Zilá debateu o assunto sobre a repercussão da instalação de hidrelétricas binacionais, nas barragens do Garabi e Panambi, juntamente com prefeitos da região Celeiro, Almir Bagega (Derrubadas), Clairton Carboni (Tenente Portela), Luis Carlos Balestrin (Braga) e Eduardo Loureiro (Santo Ângelo).

Após audiência, o Ministro interino deu garantias à comitiva gaúcha de que o Salto do Yucumã não vai ser afetado pela implantação de novas barragens hidrelétricas, que poderiam causar impacto ambiental no maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão, localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. “Precisamos saber qual será o impacto da construção da hidrelétrica e o que poderá causar, principalmente no Salto do Yucumã, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul”, afirmou a deputada Zilá.

Na reunião, Zimmermann garantiu que a implantação das novas hidrelétricas, previstas para serem construídas em Panambi e Garabi, não vão prejudicar os recursos naturais tão raros como os verificados em Derrubadas. No próximo dia 18 de março, será firmado contrato pelo consórcio responsável pela construção das novas barragens,  formado por empresas brasileiras e argentinas para elaboração de estudo técnico, econômico e ambiental.

Para o mês de abril foram pré-agendadas duas audiências públicas, uma em Santo Ângelo e outra em Tenente Portela, para esclarecer a população sobre a instalação das hidrelétricas.

Etiquetas:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *