Deputada Zilá destaca os 100 anos de fundação da empresa Trevisan

8 anos atrás
62 Views

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) prestou homenagem à Empresa Arrozeira Trevisan, de Cachoeira do Sul, no período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (7) na Assembléia Legislativa. A parlamentar enfatizou a difícil missão de resumir, em alguns minutos, “100 anos de história, principalmente quando essa história é constituída de fatos importantes que marcaram a trajetória de uma família empreendedora e a economia inteira de um município”.

De acordo com o relato da deputada Zilá, o fundador do grupo, Giovanni Trevisan (João Trevisan), chegou ao Brasil em 1871, vindo do norte da Itália. No navio conheceu sua futura esposa, Angela Dreon, com quem se casou no Brasil e teve 18 filhos. O pioneiro João Trevisan iniciou, em 1910, no local denominado Ribeirão, no Distrito de Santa Maria, o primeiro armazém de “secos e molhados”, tendo logo após a primeira filial em Arroio do Só, junto aos trilhos da Viação Férrea do RS. A medida que os filhos completavam a idade necessária foi sendo desenvolvida a empresa João Trevisan & Filhos. No ano de 1924, foi inaugurada a filial em Cachoeira do Sul, que tinha como objetivo receber as mercadorias vindas de Rio Grande, pelo Rio Jacuí e encaminhá-las para as filiais (sempre junto aos trilhos). No ano de 1931, com o falecimento do fundador, a denominação passou para Viúva João Trevisan & Filhos.

Com a missão de produzir alimentos saudáveis para a satisfação das pessoas, com responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade, a empresa tem vários projetos sociais, a exemplo da adoção da Creche Rica Carvalho Bernardes, que atende 142 crianças em Cachoeira do Sul; a criação da Biblioteca e Museu Giovanni Trevisan; o projeto ‘refloreste’, com a plantação de mais de 17 mil mudas de árvores em 2009; e o projeto reciclar, com a distribuição de lixeiras seletivas em suas unidades, incentivando os colaboradores à coleta seletiva do lixo.

Expansão

A empresa, hoje administrada pela quarta geração da família Trevisan, está buscando novos nichos de mercado e completou o ciclo produtivo ao explorar terras para a agricultura. Desta forma, unificou todos os elos da cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização de arroz, trigo e soja. Também trabalha com a pecuária em períodos alternados da agricultura, além de possuir pastagens, confinamento de gado e reflorestamento em Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul e Encruzilhada do Sul. “A empresa Irmãos Trevisan Alimentos S.A indústria, comércio e agricultura, é considerada hoje a maior exportadora de Cachoeira do Sul”, observou a parlamentar.

A deputada Zilá destacou que a empresa trabalhou em 2010, com a meta de exportar 10 milhões de dólares, superando os 6 milhões alcançados em 2009. A China é o país que mais compra soja da Trevisan, e desde 2002, o continente africano é o maior comprador de arroz, principalmente a África do Sul, Benin, Senegal e Nigéria. Ainda, segundo informações da parlamentar, “a Irmãos Trevisan Alimentos S/A Indústria, Comercio e Agricultura também está presente no Brasil entre os líderes do mercado interno, comercializando produtos no Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, Bahia e especialmente no Rio de Janeiro, que atualmente é o principal mercado de atuação da empresa, onde possui uma unidade em Nova Iguaçu.

Presenças
Estiveram presentes à homenagem, o diretor presidente da Irmãos Trevisan S/A, Nilo Trevisan e sua esposa Sílvia Seabra Trevisan; o diretor operacional da empresa, Antônio Trevisan; o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl; o representante da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, vereador Luciano Figueiró; o vice presidente da Fecomércio, Flávio Gomes; o diretor do Sindarroz, Cezar Augusto Gazzaneo e o presidente da Câmara de Arvorezinha, vereador Reni Guerini Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *