Deputada Zilá recebe laudo do IPHAN referente a ERS 305

8 anos atrás
34 Views

Durante o seu mandato a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) vem trabalhando pela melhoria asfáltica das estradas gaúchas. Uma de suas lutas é conseguir a pavimentação da ERS 305, trecho entre Crissiumal e Padre Gonzáles, região Noroeste Colonial.

A parlamentar tucana recebeu um laudo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), onde foi diagnosticado a existência de quatro sítios arqueológicos e uma área com ocorrência arqueológica isolada na área de influência do empreendimento, além de um remanescente de um antigo moinho de fabricação polonesa. Diante disso, para que o Instituto se manifeste quanto ao inicio das obras é preciso um projeto de pesquisa e monitoramento arqueológico para proteção e salvamento dos sítios identificados. O projeto deve contemplar pesquisas por referências que contextualizem os remanescentes do moinho, cabendo à arqueóloga negociar com o proprietário a doação da peça preferencialmente a instituição na região dedicada à preservação da memória da imigração polonesa.

Conforme “Zilá, avançamos sobre a pavimentação deste trecho porque a Fepam não fornece autorização para começar a obra sem o laudo do IPHAN. Já solicitamos emenda no Orçamento do Estado para a liberação de recursos para a execução da obra. Continuamos trabalhando pelas estradas da Região. A realidade deste estudo agora está no papel o que confirma que a governadora Yeda tinha orçamento com recursos e que havia autorizado o inicio das obras.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *