Agora é Lei: Araricá é a Cidade das Azaléias

8 anos atrás
33 Views

Governadora sancionou Projeto de Lei da deputada Zilá Breitenbach
Foi publicado no Diário Oficial do dia 31 de agosto, a Lei 13508, de autoria da deputada Zilá Breitenbach que declara o município de Araricá a “Cidade das Azaléias” e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, a “Festa das Azaléias”, realizada tradicionalmente no mês de agosto.

Para Zilá, “o município de Araricá merece o título de ‘Cidade das Azaléias’ porque seus habitantes cultivam essas flores há décadas. Quando os imigrantes vindos da Alemanha chegaram a Araricá, se impressionaram com a grande quantidade de flores que havia no local, com predominância das azaléias, uma vez que formavam um tapete cobrindo toda a encosta do morro Ferrabás. “

Como as azaléias são de fácil cultivo, os imigrantes logo aprenderam a produzir suas mudas e espalhá-las por todo o território. Após anos de muito cultivo os imigrantes, pertencentes da Comunidade Evangélica de Araricá, criaram o anual Baile das Azaléias, realizado sempre no mês de agosto, em que os organizadores do evento se utilizavam as flores colhidas no município para decorar o local do baile.

A primeira administração do município de Araricá manteve a tradição de espalhar azaléias pela cidade, embelezando cada vez mais os seus canteiros e calçadas. Assim, como forma de comemorar o crescimento desta nova cidade, a administração municipal organizou no ano de 2000 a primeira tradicional Festa das Azaléias, que contou com a escolha das soberanas para a divulgação do evento, assim como com a exposição de produtos e trabalhos feitos pelos produtores rurais, agricultores, comerciantes e entidades do município e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *