Zilá participa da homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher

9 anos atrás
30 Views

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) participou da Sessão Solene realizada nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data comemorada na última segunda-feira (8).

No seu pronunciamento, Zilá destacou que “hoje estamos na presença de mulheres que mostraram que podemos viver construindo cidadania, repartindo afeto e solidariedade dando sentido maior a cada dia que nasce. Ao longo da história culturalmente assumimos inúmeras atribuições dentro e fora do lar e porque somos mulheres as desempenhamos; administradoras, economistas, pedagogas e até pouco tempo sendo o conhecimento formal privilégio de poucas. Olhando para trás no tempo, vejo as dificuldades que as mulheres enfrentam sem políticas públicas que facilitasse qualquer das atividades em suas vidas. Cem anos de comemoração do Dia Internacional da Mulher, data que nos instiga a refletir sobre o papel da Assembléia Legislativa na defesa de uma agenda política de inclusão das mulheres no cenário político e social do RS.”

O brilhante trabalho desenvolvido pela missioneira Zilda Arns não pode deixar de ser lembrado por Zilá. A parlamentar tucana lembrou que a Dra. Zilda, coordenadora da Pastoral da Criança e três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil, foi inspirada a iniciar seu trabalho em 1982, depois de um membro das Nações Unidas incumbir seu irmão, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, de promover a redução da mortalidade infantil no país por meio da Igreja Católica. “Após 25 anos a pastoral acompanhou 1 816 261 crianças menores de seis anos e 1 407 743 de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros. Neste período, mais de 261 962 voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social. Isso é fruto do trabalho iniciado pela Dra. Zilda, há mais de 20 anos,” concluiu Zilá.

Receberam o Troféu Mulher Cidadã 2010, a maior honraria concedida pelo Legislativo em reconhecimento ao trabalho feminino, as seguintes mulheres: a jornalista e advogada Eunice de Siqueira Flores, fundadora e atual presidente do PMDB Mulher do RS; a professora e integrante da Pastoral Operária Nelly Zaffari; a educadora Maria de Lourdes Santos da Silva, que integra os movimentos Negro e Feminista e preside a Associação das Mulheres Trabalhistas de Alvorada; a jornalista Sônia Mauriza Vaz Pinto, secretária municipal de Administração e vice-presidente do PTB Mulher de Porto Alegre; a enfermeira e ex-vereadora Jenny Muller; a administradora de empresas e membro do IMAMA, Cleni Terezinha Garcia Ovalhe e a ex-vereadora de São Marcos, educadora e escritora Arilde Cecília Chemello Bertelli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *