Preocupada com os suinocultores, Zilá conseguiu com que Governadora se sensibilizasse com a categoria

9 anos atrás
39 Views


A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) participou nesta terça-feira, 01, do encontro na Expointer onde a governadora anunciou a isenção de ICMS para os suinocultores gaúchos.

Conforme Zilá, o setor foi muito atingido pela crise econômica mundial devido a redução das vendas externas além da relação equivocada feita entre o consumo de carne suína com a gripe A. “A governadora está atendendo de forma ágil a reivindicação da categoria diante das dificuldades enfrentadas pelo setor seguindo os passos de Santa Catarina, que isentou a tributação da venda de suínos vivos para fora do estado e a determinação de São Paulo de liberar a produção e comercialização de carnes de ICMS contribuindo para a diminuição de competitividade.”

Uma reivindicação dos suinocultores gaúchos propondo isenção, pelo prazo de 90 dias, do pagamento de ICMS nas saídas internas de carne suína fresca, congelada ou resfriada, e nas saídas interestaduais de suínos vivos foi atendida pela governadora Yeda Crusius. Decreto da governadora, prevendo uma série de medidas que beneficiam o setor, foi assinado na Casa de Governo, no Parque de Exposições Assis Brasil. “Há momentos em que o governo tem que tomar medidas rápidas, como neste caso de igualdade no trato tributário. Embora este setor não esteja expondo sua produção neste ano na Expointer, não esquecemos da sua relevância para a economia gaúcha. No momento desta assinatura, devemos lembrar os milhares de pequenos produtores que movimentam essa cadeia no nosso Estado e enriquecem a nossa produção primária”, disse a governadora.
Visando o impasse vivido pelo setor, a deputada Zilá Breitenbach articulou o movimento possibilitando que os suinocultores solicitassem no dia 27 de agosto, em reunião com o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, e o diretor da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda, Julio Cesar Grazziotin, um estudo para a redução da pauta do ICMS para saída de suínos vivos do Estado.
Além disso, no dia 26 de agosto, a deputada Zilá esteve em Brasília, no Ministério da Agricultura, acompanhada de prefeitos, vereadores e integrantes da categoria em uma audiência com o ministro Reinhold Stephanes, onde foram expostas as dificuldades enfrentadas.
Nos últimos meses, o setor voltou a ter algum equilíbrio mantendo exportação regular, porém a queda no preço dos suínos, hoje cerca de R$ 1,70 o quilo, permaneceu afetando diretamente o produtor que não teve recuperação, estabilidade e capital de giro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *