Zilá na entrega de ambulâncias para municípios do interior gaúcho

10 anos atrás
27 Views

A líder da bancada tucana, deputada Zilá Breitenbach, presenciou na tarde desta terça-feira, 01, a entrega de ambulâncias através da Secretaria da Saúde para o interior do Estado. A solenidade, com a presença da governadora Yeda Crusius, foi realizada no Palácio Piratini. Junto, foram assinados contratos de prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de 18 municípios, além de termos aditivos a contratos já existentes.

Conforme Zilá, “o governo está montando uma rede inédita de serviços de urgência e emergência que vai salvar muitas vidas. Com isso, será possível reduzir pela metade o número de mortes. Atualmente, 86% da população esta sendo atendida. A meta é de que até o final de 2008, todos os municípios gaúchos sejam atendidos em casa pelo Salvar/Samu.”

O lançamento da ampliação da Rede de Atendimento do Programa Salvar/SAMU/RS, entregou 32 ambulâncias para os municípios da região das Missões e litoral Sul e Norte.

O programa Salvar/Samu, realizado em parceria entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%), que dividem o custeio do serviço, é o atendimento móvel criado para atender urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, através do telefone 192. O serviço já funciona na Região Metropolitana, onde estão instaladas 16 bases com cerca de 60 ambulâncias que atendem a população de 30 municípios.

Os municípios de Tramandaí, Torres, Santa Rosa, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Rio Grande e Vacaria receberão duas ambulâncias cada um. Os municípios que receberão uma ambulância são: Osório; Capão da Canoa; Terra de Areia; Balneário Pinhal; Tavares; Giruá; Cândido Godói; Três Passos, Tuparendi; Horizontina; Santo Cristo; Panambi; Três de Maio; Cruz Alta; Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul.

Na solenidade, também ocorreu, por meio da Secretaria da Administração e Recursos Humanos, ato de doação de imóveis a 27 municípios, destinados à implantação de unidades escolares, de saúde e habitacionais, entre outras finalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *