10a FEICAP de Três Passos destaca bionergia e conservação da água

11 anos atrás
38 Views

A forte presença de agroindústrias e de rebanhos bovinos e suínos deverá motivar a Região Celeiro a buscar alternativas energéticas. O desafio foi proposto pelo gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Gaspar Scheid, que representava o Governo do Estado na cerimônia de abertura da 10a Feicap de Três Passos, que se realiza de 15 a 21 de abril, no Parque de Exposições do município. “Essa é uma questão tecnológica pendente, por isso é tão importante a ida do presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento, e da deputada Zilá Breitenbach à Alemanha”. Scheid se referia a missão gaúcha formada por 25 pessoas, que visita o país europeu em busca de projetos na área de biogás, um tipo de energia elétrica produzida a partir de resíduos de animais.

O dirigente também lembrou das ações que estão sendo feitas para amenizar os impactos da estiagem, como a construção de cisternas e micro-açudes, que servem tanto para a população como para os animais. Questões como essas, segundo ele, devem ser respaldadas. “O Estado deve estar presente, fazendo com que as nossas instituições possam amadurecer a idéia de reconversão econômica”, disse ao salientar o potencial da região para a bovinocultura de leite e para a fruticultura.

O prefeito de Três Passos, Carlos Alberto Canova, reforçou a idéia ao dizer que o Programa Estratégico de Desenvolvimento do município está amparado na biodiversificação e que a sua realização tem dependido do trabalho “coletivo e planejado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *