Educação é o tema abordado no Grande Expediente da deputada Zilá

11 anos atrás
44 Views

Durante o Grande Expediente de hoje, 06, na Assembléia Legislativa, a líder da bancada tucana, deputada Zilá Breitenbach, falou sobre a educação. Em seu discurso, ressaltou que 2008 é o primeiro ano sem crise no transporte escolar, sem o impasse entre estado e municípios quanto ao custeio do transporte, sem a divergência de dados entre os administradores públicos. “Para isso, a Secretaria da Educação, em 2007, adotou medidas gerenciais com competência e atendimento do que era urgente sem deixar de lado o essencial. Foi um conjunto de ações, norteadas por meta mobilizadora: acesso e permanência na escola; toda criança de 8 anos saberá ler e escrever; qualidade de ensino; todos os alunos vão concluir o Ensino Fundamental e o Médio; investimento na Educação Básica será bem gerido”.

Sobre a reorganização de turmas, Zilá explicou que essa ação foi realizada em julho pelas escolas, seguindo o que estabelece o Conselho Estadual de Educação, CEED. RS, relativo ao número de alunos por turma. “Ao todo foram reduzidas 1.590 turmas, correspondente a 3% da Rede Estadual, na ocasião com 51.455 turmas. Na conclusão da reorganização das turmas, das 33 mil turmas do Ensino Fundamental somente 78 ficaram entre 36 e 40 alunos; das 12 mil turmas de Ensino Médio apenas 5% ficaram entre 41 a 45 alunos e nenhuma com mais de 40 alunos.”

A deputada Zilá, encerrou seu pronunciamento parabenizando a governadora Yeda Crusius por ter confiado a pasta da Secretaria Estadual da Educação à Mariza Abreu: “O primeiro passo, a Governadora Yeda deu ao passar o comando da área da Educação à Mariza, recentemente avaliada pelo próprio Ministro da Educação como um dos 3 Secretários de Estado que estão fazendo o melhor trabalho à frente da Educação em todo o país”.

Além de abordar a educação, Zilá homenageou as mulheres vencedoras do Prêmio Ana Terra 2008, entregue ontem no Teatro São Pedro e parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no dia 8 de março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *