Plano de Recuperação do Estado recebe apoio em Três Passos

11 anos atrás
51 Views

O Plano de Recuperação do Estado encaminhado à Assembléia Legislativa pela governadora Yeda Crusius tem o apoio do prefeito Carlos Alberto Canova, de Três Passos, onde foi instalada, na manhã desta sexta-feira (26), a 4ª interiorização do atual Governo do Estado.

“Somos favoráveis à aprovação de um programa que viabilize os investimentos necessários para o Estado, de modo que toda a comunidade gaúcha venha a se beneficiar da melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Canova reforçou que a parceria do Estado é importante para o desenvolvimento dos municípios, mas para que isso ocorra é preciso equilíbrio financeiro. “Precisamos construir hoje o Estado que queremos para o futuro”, disse o prefeito, que também elogiou as ações do Estado em áreas como saúde, educação e infra-estrutura e agradeceu o esforço do governo Yeda Crusius para conclusão das obras da RSC 472 – que serão visitadas pela governadora nesta sexta-feira.

Yeda Crusius disse em seu pronunciamento que o Plano de Recuperação do Estado está sendo proposto com o modelo de ética e de respeito ao uso do dinheiro público. Ressaltou que o Rio Grande do Sul, a exemplo de São Paulo e de Minas Gerais, tem competência para equilibrar as contas e recuperar a capacidade de investir. “Vamos fazer o que for preciso, com a nossa força e com nossos recursos próprios.”

A governadora observou que, quando há queda da arrecadação estadual, os municípios são diretamente afetados pela perda da possibilidade de investimentos e de bancar as despesas com os serviços públicos básicos.“O presente que temos é fruto de 36 anos de déficit, o que significa receitas que não cobrem despesas. E se não há como cobrir com aquilo que a população decide que deva ser a sua carga de imposto para terminar com a situação de déficit, só há uma solução: o empobrecimento. Não queremos que esta seja a solução”, enfatizou.

Agenda
Ainda pela manhã, no gabinete montado na sede da Unijuí, a governadora recebeu prefeitos e representantes do setor agrícola. Em seguida, visitou a Rua da Cidadania, espaço onde foram reunidos diversos serviços prestados por órgãos da administração estadual.

Também fez parte da agenda uma passagem pela Mostra da Saúde, promovida na sede da Universidade. Ao meio-dia, almoça com lideranças locais e vereadores, no Clube Ipiranga. À tarde, a governadora visita o Santuário Manuel Gómez González, as obras de pavimentação da RSC 472 e participa da inauguração do serviço de tomografia computadorizada do Hospital de Caridade.

A interiorização da administração estadual em Três Passos é considerada pelo prefeito Carlos Alberto Canova uma relevante oportunidade de aproximação do Governo do Estado aos interesses da região. “É importante para Três Passos e para a Região Colonial receber a governadora para que ela conheça a realidade local e nós tenhamos a chance de apresentar os nossos pleitos e as nossas sugestões para o desenvolvimento do município e da região”, afirmou.

O prefeito assinou um decreto municipal declarando a governadora Yeda Crusius como hóspede oficial de Três Passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *